10 Ferramentas para medir o seu site

Medir o desempenho do seu site é muito importante para conseguir os resultados desejados, e fazer isso pode ser muito mais fácil do que você imagina. Com o avanço cada vez maior da tecnologia, inovações estão surgindo com o intuito de facilitar ainda mais esse processo. Nos dias de hoje, por exemplo, já existem inúmeras ferramentas para medir o seu site.

Todavia, além de conhecer essas ferramentas e entender mais sobre o que cada uma delas pode fazer, você precisa também saber com precisão o motivo pelo qual medir o seu site e fazer análises sempre que possível é tão importante. Para começar, dentro de um ambiente digital cada vez mais competitivo, com uma quantidade enorme de informações sendo publicadas todos os dias, ter a atenção do leitor é com certeza um dos maiores desafios existentes. 

Além disso, os algoritmos do Google estão ficando cada dia mais inteligentes e, portanto, estão escolhendo a dedo os melhores sites para aparecer nas primeiras posições do mecanismo de pesquisa. Levando tudo isso em consideração, é praticamente impossível não fazer uso de ferramentas para medir o seu site a fim de analisar o desempenho e outros assuntos importantes, certo? Elas são realmente fundamentais atualmente. 

Como deu para perceber, neste artigo vamos falar sobre 10 melhores ferramentas para medir o seu site, que são as principais e mais eficientes dentre todas, contudo é possível encontrar uma variedade ainda maior. De qualquer forma, o mais importante é conhecer mesmo as melhores. 

Selecionamos aqui as melhores ferramentas para medir o acesso do seu site e realizar ajustes técnicos para melhorar o SEO. Algumas delas, inclusive, já comentamos em outros posts, porém vale a pena lembrar, pois sempre aparece uma novidade. Continue a sua leitura para finalmente conferir quais são elas, depois de entender um pouco mais sobre a importância de usá-las, é claro. 

 

Diferentes estatísticas são indispensáveis

Você com certeza já usa algumas informações fornecidas por ferramentas mais conhecidas, como é o caso do Google Analytics, não é mesmo? É claro que isso é algo bastante válido, inclusive vamos falar um pouco mais sobre ele mais adiante – já que é uma das ferramentas para medir o seu site. 

No entanto, existem diversas outras opções também que permitem: identificar palavras-chave que geram tráfego, medir a popularidade do seu site, fazer uma análise completa dos conteúdos competitivos e preparar ações direcionadas de comunicação e de marketing. 

Resumidamente, isso significa que é necessário utilizar vários tipos de ferramentas com o objetivo de ter acesso a diferentes estatísticas que estão de alguma forma ligadas ao site. Para conseguir realmente o sucesso desejado, não basta focar em apenas uma ou duas, é preciso saber ao certo como várias podem ajudar. 

 

Importância de medir as métricas o seu site

 

Antes ainda de mostrar quais são as 10 melhores ferramentas para medir as métricas o seu site, é necessário saber ao certo a importância de medir e de analisar diferentes tipos de dados. Em primeiro lugar, tenha sempre em mente que conhecer as estatísticas do seu site é fundamental para melhorar o contato com o público e, por consequência, aumentar as vendas. 

Empresas que buscam constantemente melhorar suas metas e seus objetivos, devem começar a medir o quanto antes os dados que influenciam de alguma forma o site, como é o caso dos números de conversões, do tempo de acesso e do tráfego, por exemplo. 

Ao analisar esses dados, as empresas conseguem saber exatamente o que acontece com os seus sites e, por meio disso, são capazes de pensar em estratégias melhores e mais eficazes a fim de alcançar todos os objetivos desejados. 

É por esse motivo que não dá para focar em apenas uma ou duas ferramentas na hora de analisar o desempenho do seu site. Dados distintos garantem informações melhores, que garantem melhores resultados e assim por diante.

 

Ferramentas para medir o seu site:

Que medir os dados do seu site é importante você já percebeu, certo? Mas, então, quais ferramentas usar para fazer isso? De nada adianta utilizar várias ferramentas sem qualidade nesse processo. Sendo assim, veja a seguir quais são as melhores ferramentas para medir o seu site: 

1 – Google Analytics

Google Analytics

 

Considerado uma das melhores ferramentas para gerenciamento de dados, o Google Analytics permite medir o seu site  com a ajuda de várias funções e a partir disso traçar metas e objetivos para que o seu site possa melhorar a performance na internet.

Ele oferece informações relevantes dos sites de forma diária e Tempo Real, e ainda é uma ferramenta gratuita para usar em diversos sites. Para site mais robustos eles lançaram uma nova versão a Google Analytics 360 Suite.

 

2 – Google Search Console

Google Search Console

 

O Google Search Console passa a permitir que o site identifique quais as melhorias devem ser feitas. Aqui realmente está a praticamente a alma do seu site. Uma vez integrada ela mostra todas as melhorias que o site precisa realizar (Títulos duplicados, Descrições duplicadas e etc) para estar em condições para que o Google veja o seu site da forma correta.

Além de demonstrar quais são as páginas com melhores desempenhos para que ter o controle do que acontece com o site é fundamental para traçar todas as suas metas e objetivos.

Com a medição de dados é possível ter noção do que ocorre com o site e o que precisa ser alterado para que os resultados a serem obtidos sejam de acordo com o que é esperado. Usar essa ferramenta para medir o seu site é uma estratégia importante e com as informações que ela fornece, poderá ter acesso a resultados positivos para sua empresa. 

 

3 – Moz

Moz

 

O objetivo dessa ferramenta Moz é promover uma perfomance com a certa qualidade para seu site. Ele se baseia nas funções de marketing, sendo que as ferramentas são distintas podendo encontrar as versões Moz Pro e a Moz Local.

Todas passam a medir dados distintos do site e é por isso que são interessantes para trabalhar diariamente com o seu site. A Moz tem o seu próprio modo de medir o site o Moz Rank, concorrente do PageRank da Google.

O Moz fornece uma plataforma incrível para análise do seu site que monitora todas as entradas de pesquisa do site, desde de linkbuilding, mídia social, e  o quanto a marca está permeada na internet.

Com o Moz Analytics é possível ter, insights sobre os dados dos concorrentes e recomendações práticas de como melhorar o desempenho do seu site frente a concorrência.

 

4 – CrazzyEgg

Crazy Egg

 

O CrazzyEgg é uma ferramenta para medir o site que permite saber onde os visitantes passam a ir quando entram em seu site. Essa ferramenta passa a identificar o que as pessoas estão fazendo exatamente em seu site, sendo que a análise ocorre com base de funções distintas, sejam analisando todos os cliques, o manuseio na barra de rolamento e outros dados interessantes, sendo assim orientando na melhoria dos elementos do site para melhor conversão dos leads.

 

5 – ClickTale

Click Tale

 

Com o ClickTale a pessoa passa a criar uma experiência melhor para que os seus visitantes possam aproveitar o site da melhor forma. A partir de suas ferramentas, o ClickTale permite a pessoa visualizar o comportamento dos visitantes, otimizar as suas experiência e até mesmo evoluir o seu negócio a partir de todos os resultados obtidos nas análises e operações dos dados.

 

6 – SemRush

Sem Rush

 

O Semrush é considerado uma das melhores ferramentas para medir o site dos dias atuais e por isso diversas pessoas fazem o seu uso. A partir dessa ferramenta passa a ser possível analisar os resultados orgânicos e Adwords do Google. Ele irá analisar as palavras-chaves e outros detalhes que passam a ser importantes para os sites, seja para conteúdos ou ofertar produtos. A Semrush permite ainda realizar um comparativo entre você e a sua concorrência o que é muito valioso, saber como a concorrência se comporta e o posicionamento para melhorar o seu site.

 

7 – Hotjar

Hotjar

 

O Hotjar é outra ferramenta para medir o site que tem se sobressaído e de fato promete benefícios para os usuários. Através do Hotjar a pessoa pode ter acesso a métricas e insights distintos, sendo possível entender como é o comportamento dos seus visitantes, além de realizar a pesquisa e fazer as perguntas que poderão de fato auxiliar os sites das empresas a melhorar.

Podemos chama-lá de canivete suiço, o que antes você precisava fazer com 5 ferramentas (ClickTale, Ethnio, Qualaroo, Crazy Egg e SurveyMonkey) você consegue analisar com uma .Não é maravilhoso?  Ela  tem uma versão Free, um pouco limitada, mas da para você tirar muitas ideias para melhorar o fluxo de navegação do seu site e entender como o usuário navega.

 

8 – SEranking

SE Ranking

 

O SE Ranking e outro software de gerenciamento de SEO e análise de site bem competitivo no mercado atualmente, tendo uma relação custo x beneficio muito boa. A plataforma dele é bem completa e com todas as principais ferramentas de medição para SEO, incluindo a analise de palavra-chave, auditoria, o site (otimização no local), links análise (otimização offsite), rankings verificação e acompanhamento para os motores de busca selecionados e geo-localização.

 

Outro ponto positivo que analisamos da ferramenta ele já tem um Plano de Marketing SEO que você pode aplicar e controlar as suas tarefas do dia a dia. A auditoria do site também é completa e, em testes realizados, os erros apresentados foram muito parecidos como site Google Page Speed e GT Metrix.

 

9 – Navegg

Navegg

 

O Navegg, por sua vez, é uma ferramenta que trabalha um aspecto bastante específico da conversão de vendas dentro de um site: a análise dos usuários. Fazer uma análise mais apurada nesse sentido, é fundamental para conseguir segmentar os públicos ou até mesmo descobrir porque algumas pessoas que visitam o site não compram. 

 

Ao classificar o público em diferentes tipos de persona, é possível para analisar de forma mais clara quais são os comportamentos dos usuários que compram e daqueles que não compram. Fazendo isso, você consegue pensar em anúncios, promoções, ou qualquer outra estratégia capaz de gerar um resultado positivo para o seu site. 

 

Como deu para notar, o Navegg é uma ferramenta excelente para lojas virtuais. 

 

10 – Keep.i

keep.i

 

Por fim, mas não menos importante, a última ferramenta que vamos falar aqui é o Keep.i. Vale ressaltar que essa ferramenta é recente no Brasil e permite integrar os dados do Instagram, Twitter, Facebook, Adwords, Bing, e dos principais DSP’s (Demand Side Plataform), como é o caso do MediaMath e do Double Click, em um só lugar. 

Sendo assim, por meio dessa ferramenta é possível analisar os resultados do seu site de forma simples. Isso é muito importante para saber exatamente quais investimentos estão funcionando e quais é preciso mudar. Já existem várias funcionalidades disponíveis de maneira gratuita dentro do Keep.i.

Portanto, essas são as 10 melhores ferramentas para medir as métricas o seu site. É claro que usar cada uma delas é complicado e demanda bastante tempo, mas escolher pelo menos quatro diferentes é muito importante para conseguir analisar corretamente os principais resultados do seu site. 

Não se esqueça de que ter um site bem estruturado e localizado nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, principalmente do Google, faz toda a diferença para o sucesso de um negócio nos dias de hoje, certo? 

Gostou desse conteúdo? Tem mais interesse sobre ele? Ou você precisa de uma ajuda para implementar as ferramentas?

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

Deixe um comentário